My world *

My world *

sábado, 12 de março de 2011

Seja inteligente... Viva a vida e siga em frente... Diga não ás Drogas

Amigo (a)... Não queira se drogar por não se... encontrar no mundo em que vive. Não queira se drogar só para experimentar. A curiosidade matou o rato que queria ver os dentes do inimigo gato. Não queira se drogar por ser chato de “prego”, otário ou ser acanhado. Não queira se drogar. Respeite sua vida! Muitos a amam e aqui você vai descobrir o porque, eu lhe garanto!

Não queira se drogar, por não suportar a dura realidade. Usar drogas não é demonstração de valentia, alias é covardia, nem alternativa para deixar de ser prego ou careta.
Se você vive em um abismo, droga não é o caminho da fuga! É sim o caminho do abismo maior.

É dialogando com quem se interessa por você, com quem te ama de verdade e se afastando de quem te jogou no mundo das drogas. Droga é uma droga, pode crê, eu sei do que estou falando!

Se por estar dizendo isto, você não querer encarar os fatos e ver a vida como ela é.
Não se drogue! Respeite sua vida, pois muitos a amam e você vai descobrir. Droga hoje talvez alivie sua dor, também sinto isso. Os problemas do mundo atual tem hora que chega a nos enlouquecer e da mesmo vontade de fazer loucuras. Droga hoje talvez lhe dê prazer. Mas no amanhã poderá tirar o seu viver, você vai perceber que perdeu um tempão da sua vida e desperdiçou grandes oportunidades por causa da droga.


Em 1920, o Sr. Alcapone, símbolo do gangsterismo norte-americano. Enriquecia-se graças ao comercio ilícito de bebidas. Os EUA instauraram a Lei Seca. Em 1930, as farmácias brasileiras, vendiam cigarros à base de maconha, indicados para inúmeros males da saúde.
Nos anos 40, soldados na frente de batalha da II Gerra ganhavam coragem ingerindo anfetaminas.
Na década de 50, os barbituricos como o Gardenal (que eu mesmo já usei), tem seu auge no lema dos laboratórios “Viva Melhor Com A Química”.
Nos anos 60, era o LSD. Também a maconha acompanhou a juventude nas manifestações de protesto, na onda hippie e nos grandes festivais como Woodstock, já fui um deles, hoje ainda sou um hippie mas do meu jeito.
Nos anos 70, a proliferação da cocaína e seus derivados entre eles está até hoje o crack.
Na década de 80, o susto, pois, as substancias que antes se ligavam a idéia de paz e amor, agora estão vinculadas às palavras tráfico, morte. Na atualidade, tudo ao mesmo tempo: LSD, coca, heroína, crack, ecstasy, etc...

O que quero lhe dizer, amigo (a), é que a história das drogas sempre acompanhou o homem e em cada época a humanidade lidou a sua maneira com elas. Estarão sempre presentes à nossa volta, e cabe a cada um de nós ajudar na prevenção de seu abuso.
O conteúdo deste artigo procura retratar, na maioria das vezes, o meu entendimento sobre os mais diversos ângulos da problemática das drogas. Não espero e tão pouco acredito, que os leitores possam concordar com tudo que aqui exponho. Embora trabalho nesta área por mais de 15 anos, ainda possuo duvidas e reformulo conceitos diariamente.
De qualquer forma, há sempre alguém com uma outra dúvida sobre este polêmico tema, pode ser pai, professor, estudante, profissional do direito ou policial. E a minha recompensa por este trabalho é saber que alguém possa aqui encontrar respostas para o seu questionamento e que eu, de alguma forma, possa vir a colaborar em prol da saúde física e mental de um semelhante.
Agradeço, a Deus, aos meus colegas de grupo, amigos internautas que tem me mandado boas idéias de futuras publicações no blog e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram na realização deste artigo, muito útil por sinal.
Dedico este trabalho a todos, brasileiros e não brasileiros e em especial meu filho Bruno.

A legalização das drogas divide a sociedade e até mesmo o governo. Enquanto alguns acreditam que a liberação é a fórmula para minimizar a violência, outros defendem que permitir o consumo de entorpecentes só evidencia a derrota, na batalha que se instalou entre a polícia e o tráfico. Há ainda especialistas que acreditam que o problema tem o caráter de saúde pública e deve ser enfrentado como tal. A realidade maior é a de que ninguém quer matar a “A GALINHA DOS OVOS DE OURO”. O dinheiro do trafico tem sustentado muitas pessoas corruptas em todas as esferas do governo. Basta ver os noticiários dos jornais e televisão, há sempre alguma autoridade envolvida com o trafico e com traficantes. Essa mesma resistência já aconteceu nos anos 40 quando acabaram com a Lei Seca, liberando o uso de bebidas alcoólicas. Naquela época também houve manifestações contrarias. Quando legalizaram a venda de bebidas, os bandidos partiram para outras atividades ilícitas como jogo do bicho, drogas, de armas, seqüestros, assaltos a bancos. Enquanto os traficantes e as autoridades corruptas enchem os bolsos de dinheiro, o governo, melhor dizendo nós, ainda temos que bancar a internação e tratamento dos viciados. Sim nós, com que dinheiro você acha que é pago?!


Tudo que é proibido torna-se tentador e mais gostoso para as pessoas. Legalizar as drogas é o mesmo que quebrar os pés e as mãos dos traficantes e das pessoas que vivem desse comércio.

As drogas poderiam ser vendidas em farmácia, mediante receita expedida por médico como acontecesse hoje com os medicamentos controlados.

O exemplo maior de que tudo que é proibido é mais divertido acontece em épocas de eleições quando não é permitida a venda e consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas antes e depois. Pessoas que nunca beberam, vão aos bares e pedem cachaça em um copo de cafezinho e se sentem o máximo por estarem fazendo algo contra a lei. É não acredite em políticos que dizem combater o trafico de drogas ou outro tipo de trafico.

Perguntas e respostas sobre a droga da droga e seus dependentes:

1. O que é prevenção? R: É um conjunto de medidas legais e praticas, tomadas pela sociedade com o fim especifico de Evitar que seus membros usem drogas e delas fiquem dependentes. Para se traçar o diagnostico e o perfil do uso de drogas, seria necessário à imposição de políticas preventivas mais apropriadas e se evitar as distrações observadas neste campo. No Brasil a dificuldade em se trabalhar com uma Educação Preventiva, se deve ao fato de não se ter noção real do uso das drogas (talvez porque as autoridades governamentais não a queiram). Os levantamentos não conseguem seguir a idéia inicial de repetir de 2 em 2 anos a pesquisa. Nos EUA, estes levantamentos são realizados de 6 em 6 meses.
2. O que é Droga? R: No linguajar técnico, o termo é usado para designar os produtos químicos ou integrantes usados em usuários, farmácias ou estabelecimentos fabris. Droga é qualquer produto que atua no organismo humano, causando-lhe alguma dependência psíquica ou física. O termo também é usado para definir produtos que, geralmente são objetos de trafico ilícito e que também de uso indevido. Surgiram, em decorrência disto, o verbo drogar, o substantivo droga e o objetivo drogado que se referem à pessoa que toma droga ou está sob sua ação.
3. O que são drogas licitas? R: São drogas que não tem sua comercialização proibida por lei. Por exemplo o cigarro, o cigarro mata mas não é uma droga proibida por lei, pois há muito consumo e os impostos arrecadados é muito satisfatório para o governo e seus responsáveis, a bebida alcoólica é outra droga que também se inclui no exemplo anterior, produtos voláteis como thinner, éter, e alguns medicamentos que não tem controle. Vale lembrar que o que é licito em um país pode ser ilícito em outros e vice-versa. Cada povo, tem sua própria cultura e o governo que merece, mas devemos sempre respeita-la.
4. O que são drogas ilícitas? R: São aquelas substancias cuja comercialização é proibida por provocar altíssimo risco de causar dependência física e/ou psíquica como maconha, o crack, a cocaína, etc. Existe a lei antitóxica, que regulamenta seu abuso, e a Lei de nº 6368 de 1976.
5. O que são drogas estimulantes? R: São as drogas que estimulam a atividade do sistema nervoso central como a cocaína, as anfetaminas e os anorexígenos (moderadores de apetite) muito usado hoje em dia, sendo estes os mais consumidos no Brasil, que tira vantagens do uso dessas drogas. Neste grupo também estão a nicotina e o crack.
6. O que são drogas depressoras? R: São as drogas que deprimem a atividade do sistema nervoso central como o álcool, os barbituricos, ansiolíticos, a morfina, a heroína, os inalantes como loló, lança, benzina, thinner, removedores, etc.
7. O que são drogas perturbadores? R: São drogas que tem efeito perturbador na atividade do sistema nervoso central e podem ser de origem vegetal como a mescalina, a maconha, certos cogumelos, lírios ou de origem sintética como os anticolinérgicos (para o tratamento da doença de Parkinson), o LSD e o ecstasy.
8. O que é tolerância? R: É a capacidade de resistir à ação de uma droga, necessitando aumentar a dose para obter o mesmo efeito anteriormente encontrado.
9. O que é dependência? R: É escravidão a uma droga, criando a necessidade de seu emprego repetitivo, a ponto de ameaçar a segurança e o bem estar do próprio dependente ou pessoas próximas. Esta necessidade pode ser física ou psíquica.

10. O que é dependência física? R: É o efeito provocado por determinadas substancias absorvidas pelo corpo físico do usuário. Este dependente necessita da droga para fazer funcionar seu metabolismo. O organismo de um individuo com a dependência física só funciona recebendo as doses a que está acondicionado. A paralisação repentina do uso pode, inclusive, provocar a morte.
11. O que é dependência psíquica? R: É o efeito provocado por determinadas substancias absorvidas sobre a saúde mental do usuário. A dependência psíquica faz com que à vontade do individuo esteja sempre dirigida para o uso de substancia que, embora possa provocar danos físicos, não altera o metabolismo do usuário. O organismo reage pouco à interrupção imediata e total do uso da droga.
12. É possível livrar-se sozinho da dependência das drogas? R: Depende das condições físicas e psicológicas em que se encontra o usuário. Os dependentes químicos quando não usam drogas, apresentam a síndrome de abstinência, que traz muito sofrimento e pode até leva-los a morte. Ele vai precisar de tratamento adequado para desintoxicação, geralmente em hospitais ou clinicas especializadas.
13. Qual a origem das drogas? R: A historia da droga da droga é quase tão antiga quanto à própria existência do homem que, na verdade, é o único animal que usa drogas voluntariamente. A Bíblia (Gênesis 9:20-21) faz referencia a embreaguêz de Noé com álcool etílico contido no vinho. Na Índia, a Canabis Sativa era cultivada desde mil anos antes de Cristo. O mesmo acontece na Assúria, 200 anos depois. Enfim, as drogas existem desde os mais remotos registros da existência humana.
14. Quando as drogas apareceram no Brasil? R: Os registros são escassos. Sabe-se, entretanto que nossos índios, como os de toda a América, já usavam plantas com substancias tóxicas nas manifestações religiosas. A maconha (Canabis Sativa) chegou no Brasil logo após o descobrimento, isso mesmo Cabral fumava um baseado (brincadeirinha). Ela foi trazida de Angola pelos primeiros escravos negros. Com o tempo, foram as outras drogas introduzidas no país, vindas diretamente de suas fontes produtoras ao consumidor.
15. Quem é dependente? R: O dependente é qualquer pessoa destruída de vontade própria e, por extrema necessidade psíquica ou física, incapaz de abster-se de uso indevido de determinada droga. Assim o uso de droga por dependência não pode ser visto como pratica criminosa, mas, como manifestações de uma grave doença.
16. Como se apresenta o dependente? R: Um dependente de droga manifesta seu problema de diversas formas. As mudanças bruscas de Comportamentos com sinais visíveis de auto destruição são constantes, nervosismo, inquietação, agressão aos valores sociais e morais de seu meio, queda de rendimento escolar e profissional e o abandono de qualquer preocupação com higiene e aparência pessoal são algumas características comuns que apresenta um dependente.
17. O que se pode fazer para ajudar um dependente? R: Não segrega-lo, como é muito comum, mas, estender-lhe a mão e oferecer-lhe todas as condições possíveis para sua recuperação. Dialogo, carinho, compreensão, amor e uma atenção especial são pontos fundamentais na ajuda. Quase sempre, o dependente se diz vitima da carência, incompreensão, é acusado de ser uma pessoa ruim, a ovelha negra responsável por tudo de errado que acontece na família. Eliminar esses pontos de vista, valorizar a pessoa do dependente e dar a ele o tratamento especializado, nas áreas de psiquiatria, psicologia e de assistência social são deveres de todos os responsáveis como a família e a própria sociedade.
18. Todo dependente que faz tratamento se recupera? R: A cura de qualquer doença é relativa às condições externas e internas de cada paciente. E estas condições influem na recuperação dos dependentes de drogas. O que deve ficar evidente é que mesmo que um tratamento não tenha recuperado um dependente, todos os recuperados foram submetidos a algum tipo de tratamento.
19. Como se pode realizar uma recuperação? R: Através de tratamento especializado, com profissionais na área de medicina psiquiátrica, psicológica e de assistência social. Normalmente, o dependente procura de maneira voluntária por este tratamento ou ele lhe é imposto por determinação legal ou interferência familiar.
20. A família é importante na recuperação? R: Na recuperação, o apoio da família é o ponto mais importante do processo. Por isso, é condenável o estigma de que a família deva interna-lo assim que toma conhecimento do problema. Sem o apoio e a reintegração ao seio da família, o paciente corre o risco de não encontrar condições de melhora. Ou melhorando e de volta ao lar, ele tem tudo para buscar a droga novamente.
21. A igreja tem trabalho neste campo de recuperação? R: Tem e muito. Não só na prevenção como na recuperação. Bons trabalhos desenvolvidos no país têm sido feitos pelas comunidades religiosas, porque o governo mesmo não está nem ai para esse problema. Além dos trabalhos necessários, feitos por profissionais membros dessas comunidades, os trabalhos da igreja tem oferecido ao paciente duas coisas da maior importância. Primeiro: Um objetivo de vida, através da fé, da existência de Deus, enchendo o coração do paciente com esperança e renovando-lhe à vontade de viver. Segundo: O doente recebe, de maneira espontânea, muito amor de todos os membros dessa nova comunidade, fazendo-o sentir-se importante socialmente e outra vez reintegrado. Atualmente as igrejas que mais tem contribuído na recuperação de ex-drogados são as igrejas evangélicas.
22. Muitas pessoas contestam o tratamento das comunidades religiosas, afirmando que quando conseguem a abstenção do uso de drogas, faz do paciente um outro tipo de doente, o fanático. É verdade? R: Realmente isto é muito comentado. Entretanto, o dependente de drogas, aquele que é incapaz de discernir sobre o destino de sua vida, já esta física e mentalmente condenado. Se através da igreja, seja de que crença for, é eliminado o uso de drogas, pelo menos sua vida esta salva. Oh Gloria! Essas afirmações ocorrem realmente, em famílias cujos parentes doentes, não mais retornam ao seu convívio, preferindo dedicar suas vidas à pregação de sua igreja. Essas famílias devem ter compreensão, e não pensar que perderam seus parentes, e, sim, que estes encontraram trabalhos religiosos uma motivação de viver que, até então, estava sendo dirigida e destruída por alguma droga.
23. Até que ponto a igreja pode ser útil na prevenção? R: A igreja é, antes de tudo, um ponto de convergência onde varias pessoas se encontram objetivando boas ações. Uma comunidade religiosa, seja de que credo for, é sempre útil. Educação evangélica e trabalhos assistenciais se unem adultos e jovens, proporcionando-lhes um objetivo de vida e enchendo seus corações dos mais puros sentimentos. Uma pessoa, adulta ou não, que freqüenta ou participa de atividades religiosas, não tem tempo e, tampouco, necessidade de usar drogas.

" A Melhor Prevenção Contra o Uso de Drogas é AMAR-SE".
Postado por Prof. J. Remilton Roza FR+C às

1 comentário:

  1. O problema da droga é que distorce o pensamento.Pensas que consegues controlar-te;pensas que estás a controlar-te,mas é ela que te controla.Desde a primeira vez que a usas .É astuciosa.
    Vou-te contar a história da lagosta e da água.
    Certa vez......,um chefe de cozinha de um restaurante pôs uma lagosta numa panela,e esta nem tentou sequer sair,Sabes porquê?
    Porque a água estava fria.A lagosta teria tentado saltar para fora da panela se a água estivesse quente,mas não estava.
    Só quando a lagostaa já estava dentro da panela é que o chefe acendeu o lume.E,mesmo assim,deixou-o no mínimo.
    A água demorou muito tempo a ferver.Quando ficou suficientemente quente para cozer a lagosta,esta nem sequer se apercebeu disso.
    Se alguém tivesse perguntado á lagosta,nos primeiros minutos"porque não tentas sair daí para fora?não vês a situação em que estás metida?",ele teria respondido:não sejas tonto.Só estou a nadar um bocadinho dentro de água."
    Digamos apenas que estão em água quente.
    A droga começa a controlar-te desde a primeira vez que a usas.Tu não achas isso,mas ela controla-te.O facto de não achares isso é a forma como ela o faz.
    A droga impede-te de pensar como pensas normalmente.
    Toma o suficiente,e impede-te de pensar,de todo.
    "oh,eu sei quando parar"são as famosas últimas palavras de milhares de pessoas cujas vidas foram arruinadas pela droga.E o mesmo se pode dizer do álcool.
    O que é engraçado é que as pessoas consomem drogas para ficarem bem e geralmente acabam muito mal.
    retirado do livro conversas com Deus para adolecentes.de Neale Donald

    ResponderEliminar